Contacto +55-21-995257979 ou Contato@BossPress.com.br

O que é um CMS e WordPress ?

O que é um CMS e WordPress ?
29/08/2014 ReiNasc

Todo profissional que se preze ou empresa, por menor que seja, possui um site na internet. Seja uma página profissional simples, um site informativo com várias páginas ou uma loja virtual, é imprescindível que o seu conteúdo seja atualizado periodicamente. Manter o site atualizado é fundamental para que você obtenha o sucesso desejado. Não importa a informação que seja atualizada, o seu conteúdo deve ser sempre apresentado na forma mais clara, correta e atual possível.   desenvolvimento-sites-em-wordpressAo contrário que muitos pensam, a tarefa não é complicada, e existem diversas formas para se fazer isso. Uma delas, é fazer o uso dos gerenciadores de conteúdo, também conhecidos como CMS (sigla do inglês Content Management Systems), que além de agilizarem o processo de atualização do conteúdo da sua informação, ainda reduz os custos com a manutenção do site. Um dos sistemas mais conceituados é o WordPress. Veja abaixo porque.

Mas o que é um CMS?

Os CMS derivam das siglas de Content Management System, que se traduzidas para o português querem dizer Sistema de Gerenciamento de Conteúdos. Como seu próprio nome indica, nada mais é que um sistema ou aplicativo usado para criar, editar, publicar, gerenciar e/ou administrar conteúdos de forma consistente organizada na web, ainda permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com a mesma facilidade. Em outras palavras, um CMS é uma ferramenta que permite que um editor crie, classifique e publique qualquer tipo de informação em uma página na web, de forma a atualizar um banco de dados, incluindo novas informações ou editando uma existente.

Sistema-de-Gerenciamento-de-Conteudos-wordpress

De posse de um CMS, o conteúdo pode incluir arquivos de computador, textos simples, imagens, áudios, vídeos, documentos eletrônicos e conteúdo Web. Com um CMS o editor não precisa se preocupar com o código da página ou com a programação da plataforma onde estiver hospedado o site, simplesmente deverá concentrar-se apenas na informação que deverá ser inserida, que aparecerão de forma automática, onde o editor decidir, facilitando assim todo o trabalho de atualização e manutenção da página. Uma ferramenta CMS costuma conter uma interface baseada em formulários, ou campos de edição, acessados pelo navegador, e onde se edita os conteúdos facilmente. Dessa forma, um CMS é composto de duas partes, uma back e umafront, sendo a back a parte onde os administradores publicam as informações e a front a parte onde os visitantes visualizam as mesmas na página. Pode-se dizer que um CMS é uma espécie de esqueleto de website pré-estruturado, com recursos básicos de:usabilidade, visualização e administração já disponíveis ao editor ou administrador do site. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração total de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet. Um CMS permitirá que a pessoa ou empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua informação divulgada na internet e assim, possa dispensar a assistência de terceiros ou empresas especializadas para as devidas manutenções de rotina. Não seria preciso nem um funcionário dedicado (webmaster), pois qualquer um designado para o trabalho poderá gerir seu próprio conteúdo, não sendo necessário habilidades específicas, apenas conhecimentos básicos de usuário de um simples editor de texto. Desta forma, a pessoa ou a empresa consegue diminuir os custos com recursos humanos, além de ajudar a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo.

CMS

Classificação de sistemas CMS

No mundo dos CMS há centenas de possibilidades e de variantes, sejam por suas funcionalidades, uso ou pelas tecnologias que se utilizam para criar as infra-estruturas para a publicação e visualização de conteúdos. Uma primeira classificação de CMS dá-se entre sistemas proprietários e não proprietários. Os sistemas proprietários são ferramentas criadas sob medida para atualizar uma página web, que podem ser desenvolvidos exclusivamente pelos criadores do site. Já os CMS não proprietários, são sistemas desenvolvidos por outras empresas ( Ex: WordPress ) ou instituições que disponibilizam o próprio sistema para que sejam utilizados para a criação de qualquer tipo de página web. Os CMS não proprietários são, em muitos dos casos, completamente configuráveis, permitindo a produção de qualquer tipo de web com qualquer classificação de seções e conteúdos. CMS também são conhecidos por outros nomes:

  • Gerenciador de conteúdo
  • Gestor de conteúdo
  • Publicador de conteúdo
  • Sistema de gerenciamento de conteúdo
  • Sistema gerenciador de conteúdo
  • Sistema de gestão de conteúdo
  • Sistema de publicação de conteúdo

WordPress é o CMS mais popular

Há inúmeros exemplos de CMS bastante populares no mercado. O mais utilizado e valorizado, também criado em PHP, Open Source, não proprietário e totalmente gratuito, é a plataforma WordPress, o CMS para a criação de blogs por excelência, além de e desenvolvimento de sites e portais. O WordPress é, sem dúvida, a solução mais utilizada no mundo atualmente.

Por que usar o CMS em WordPress?

A plataforma WordPress é uma ferramenta “Open Source”, criada em PHP, totalmente gratuita, ou seja, sem custo de licenciamento. A plataforma é desenvolvida por inúmeros programadores voluntários e utilizada por milhões de sites ao redor do mundo. Além de seguir os padrões da web de usabilidade, a plataforma é constantemente atualizada, sendo otimizada para indexação dos sistemas de busca, como o Google, seguindo as chamadas regras de SEO (Search Engine Optimization).wordpress-logo Mesmo sendo conhecido por ser uma plataforma de blog, o WordPress não é utilizado apenas para esta finalidade. É possível desenvolver sites com interfaces e funcionalidades bastante sofisticadas fazendo uso dos milhares de plugins, widgets e temas existentes permitindo que a sua aparência seja personalizável, podendo ser facilmente trocados.

Veja alguns dos mais conhecidos sites em WordPress

O WordPress está cada vez mais a ser usado para criar toda a espécie de sites, muito além de um blog – sites de grandes e pequenas empresas. Desde do famoso jornal New York Times, à FORD e ao Primeiro Ministro do Reino-Unido, os utilizadores WordPress representam uma ampla gama. Veja mais estatísticas em: http://pt.wordpress.com/stats/sites-usando-wordpress

Por que contratar nossos serviços de criação de sites em WordPress?

Mesmo sendo tudo fácil e objetivo, e apesar de todas estas facilidades para se manter um site em WordPress atualizado, a sua sua instalação e customização exigem esforços de profissionais especializados que irão garantir o sucesso do seu projeto. Mesmo utilizando temas com layouts pré-desenvolvidos, detalhes de customização da aparência do site, arquitetura e da sua estrutura de conteúdo fazem toda a diferença ao comparar sites diferentes na Internet. São pequenos detalhes que, aos olhos dos grandes buscadores, acabam transformando um site de sucesso e outro que simplemente não traz bons resultados. É justamente nesta hora que os profissionais da Illumina entram em ação com a suas vastas experiências de mercado, tanto na área de design como em TI. Antes de iniciar qualquer projeto, nossa equipe avalia as reais necessidades de cada cliente, indica a melhor opção e ainda desenvolve o melhor e mais adequado projeto web para a sua empresa. Entre em contato conosco para mais informações sobre desenvolvimento de sites e otimização SEO sem compromisso!

ReiNasc

1 Comentário

  1. Rocky 11 meses atrás

    Thanks for your thhtgous. It’s helped me a lot.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*