Casa Inteligente
A vida ecológica de nosso planeta é fundamental a nossa vida saudável. Nossa equipe desenvolve projeto a construção de casas auto sustentáveis, tendo como principais recursos a energia solar, energia eólica, aproveitamento de água da chuva, tratamento e utilização do gás de esgoto, entro outros.
A energia solar: o sol é fonte de energia renovável, tanto como fonte de calor, quanto de luz, é uma das energias mais promissoras para enfrentamento dos desafios do novo milênio. Além de abundante e permanente, não polui e nem prejudica o ecossistema. No Brasil, onde se encontram bons índices de insolação em qualquer território, este tipo de energia soma características positivas e vantajosas. O Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período – a potência é medida pela unidade de quilowatt. Ele emite energia em todas as direções; um pouco desta energia é desprendida, mas mesmo assim, a Terra recebe mais de 1.500 quatrilhões de quilowatts-hora de potência/ano, essa é uma das principais características de uma casa auto sustentável.
Aquecedor Solar: água quente e mais economia para você.
Acompanhe abaixo o princípio de funcionamento de um aquecedor solar instalado em termossifão. Termossifão é um técnica de instalação que permite a circulação natural da água em aquecimento entre as placas e o boiler .
- A caixa de água fria abastece o boiler
- O boiler abastece as placas com a água fria
- As placas absorvem o calor do sol e aquecem a água
- A água aquecida retorna ao boiler e é armazenada
- O boiler é térmico e conserva sua temperatura
- A água sai quente do boiler para o consumo
- Você tempera a água quente misturando com água fria
- E aproveita todo seu conforto e economia
A energia eólica: é a energia que provém do vento. Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores, grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz a energia elétrica.
Aproveitamento de água: A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.
Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.
USOS:
- Alimentação de bacias sanitárias e mictórios
- Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos
- Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos
- Reserva de incêndio.
- O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação e o uso de equipamentos mais complexos.
- Sendo assim a partir desses meios, é possível a construção de um sistema, podendo levar o morador a ter um custo quase zero de sobrevivência.
Tratamento de esgoto: O sistema se vale da ação das bactérias presentes no esgoto, que promovem a biodigestão e que também serão úteis quando do lançamento do efluente no solo, ensejando tanto a formação de humus como a de compostagem; De funcionamento muito simples, o esgoto sanitário é acumulado no sistema, de modo hermético e, à medida que vai recebendo material orgânico novo, vai liberando automaticamente, um efluente líquido, biodegradado, nitrogenado e fosfatado que nada mais é do que o produto anaeróbico do esgoto biologicamente tratado. Biodigerido, este efluente é um excelente fertilizante. O Sistema Ecológico de Tratamento de Esgoto pode ter três fluxos básicos:
Poderá ser reutilizado na irrigação de jardins, gramados e pomares, promovendo substancial economia no consumo d’água e nos gastos eventuais com adubos e fertilizantes, ou poderá ser lançado sobre resíduos orgânicos formando compostagem, ou poderá ainda ser lançado em sumidouro (desde que as condições do terreno permitam); O esgoto da sua residência pode ser reaproveitado deste modo porque já é esgoto tratado. Os biodigestores tem a função de captar os resíduos dos esgotos e através de um processo químico causado pela a ação das bactérias, naturalmente, cria um gás que servirá para ser usado na substituição do gás de cozinha e como combustível para geradores de energia elétrica para chuveiro elétrico, motores e lamparinas.
- levando os resíduos para uma estação de tratamento construída especialmente para tratá-lo.
- Bactérias anaeróbias levam até três semanas para decompor o material orgânico e transformar os resíduos em gás metano.
- Do processo de tratamento, além do metano, produzem-se fertilizantes que são usados em lavouras e plantações.
- Assim que o gás é produzido, ele é coletado e distribuído para a residência.