A BOSS PRESS filtra para você suas idéias, compartilha e auxilia sua sensibilidade relacional dom sua empresa e participa na criação e veiculação de sua marca.
PLANEJAMENTO / CRIAÇÃO / MÍDIA / MISSÃO & VISÃO
Entenda a função e importância de uma agência de publicidade e informações de Meios de comunicação e dúvidas freqüentes.
O que é uma agencia de propaganda?
Qual o seu papel no mercado publicitário e como avaliar seu desempenho?
A publicidade consta na lista das profissões mais antigas do mundo. A disseminação sistematizada de idéias e regras de comportamento é tão antiga quanto à história da civilização. E divulgação de serviços e produtos faz parte da prática do comércio há centenas de anos. Entretanto, foi somente neste ultimo século que se assistiu ao desenvolvimento conceitual da propaganda.
Os produtos se diversificaram, novos serviços surgiram, a concorrência aumentou e os meios de comunicação cresceram em número e complexidade. Motivadas pela necessidade de conquistar um novo mercado consumidor cada vez mais competitivo, as empresas passaram a investir de forma organizada na divulgação de seus produtos,serviços e da própria imagem. Assim, gradativamente, a atividade de comunicar idéias, produtos e serviços dentro do cenário internacional.
Nesse contexto, surgiram as agências de propagandas. Empresas especializadas na criação e planejamento da veiculação de campanhas capazes de motivar o consumo de serviços e produtos pela população.
A propaganda é uma atividade extremamente profissionalizada, na qual diferentes etapas se integram para a criação de uma campanha publicitária de sucesso. O objetivo final é sempre posicionar uma idéia, produto ou serviço no único lugar que lhe é devido, e onde ela vale alguma coisa: na mente do consumidor.
Embora a distribuição de tarefas possa variar de uma estrutura para outra, uma agência de propaganda executa três processos básicos, fundamentais para alcançar seus objetivos.
Durante o planejamento os profissionais da agência procuram conhecer o produto do cliente, seus concorrentes, o mercado em que atua e seus potenciais consumidores, buscando uma forma de posicioná-lo competitivamente nesse cenário, após analisar problemas e oportunidades. Nesse processo é definido o conteúdo da mensagem publicitária.
Na etapa de criação define-se a forma da mensagem. Objetivo é encontrar uma solução criativa capaz de garantir a atenção do público objetivado e lhe permitir fácil memorização do conteúdo da mensagem.
MÍDIA
A terceira etapa do trabalho da agência é o planejamento da veiculação ou mídia, como é mais conhecido. Nessa etapa do processo avalia-se, entre outros itens: os canais de comunicação com o publico alvo que trazem a melhor relação de custo/beneficio para veiculação da mensagem, e quais apresentam maior adequação para sua veiculação.
Todos esses setores da agência devem trabalhar integrados para produzir uma campanha eficaz e garantir que o produto seja percebido como único pelo consumidor.
As etapas descritas acima, no entanto, não se sucedem de forma linear. Na verdade, é necessário uma constante interação ente cada desses setores e o anunciante para que a campanha possa atender aos objetivos propostos.
Vistas dessa forma, as agências de propaganda podem não parecer tão sedutoras. Mas, numa época de crescente competição e pequenas margens de lucro, planejamento, criação e veiculação bem programados são exigências mínimas para o sucesso de um produto.
O anunciante pode decidir o conteúdo de sua comunicação sozinho ou com o apoio do representante do próprio veículo. Mas isto seria mais ou menos, uma “automedicação”. Pode dar certo, pode não dar…
Para lançar uma campanha com competência, quem pretende anunciar tem muito a ganhar caso procure uma agência de propaganda.
Para ter maior certeza e que vai dar certo, procure um especialista, tendo o cuidado de escolher um bom profissional. Desconfie daqueles que apresentam a solução antes de conhecer o problema.
Para orientar a escolha da agência, o anunciante deve verificar, antes de mais nada, se ela busca um relacionamento de longo prazo com seus clientes, e se está realmente preocupada com seu problema. Como não bastam às boas intenções, também é preciso ter certeza da competência da equipe. Um bom primeiro passo é fazer algumas perguntas, verificar se o pessoal da agência é bem informado e se ela é cliente dos institutos de pesquisas.
Lembre-se: os objetivos do trabalho devem estar claramente definidos,a s soluções propostas devem estar de acordo com esses objetivos. E os custos devem ser compatíveis. Seja exigente.
NOSSA MISSÃO
Definir e atender as necessidades de nossos clientes, contribuindo para o sucesso de sua atividade com honestidade, inovação e excelência.
NOSSA VISÃO
Sermos reconhecidos como uma empresa moderna, associada às outras parcerias, que juntas buscam oferecer excelente nível de qualidade na prestação de serviços em Propaganda, Marketing, Produções e consultoria.
Buscando sua satisfação completa, definimos alguns conceitos que julgamos importantes para seu esclarecimento.
- AUDIÊNCIA DE TV
- DEFINIÇÃO DE VERBAS
- PEQUENAS VERBAS
- MÍDIA DE OUTDOOR
- PRODUÇÃO DO COMERCIAL
- VAREJO – A CONQUISTA DO CONSUMIDOR
VAREJO – A CONQUISTA DO CONSUMIDORPara um relacionamento duradouro, cultive o dia-a-dia e comemore as datas especiais. Vamos começar este capitulo fazendo um exercício. Pense no nome de três pessoas que você conhece. Agora, tente lembrar-se do número de telefones de suas casas. E, por ultimo, tente lembrar do número do telefone do seu dentista. Campanha publicitária é ensinar algumas coisas, a respeito de um determinado produto, para os potenciais consumidores. Cada comercial de televisão é uma informação a mais que o telespectador recebe em meio a muitas outras. Diariamente as pessoas conversam, lêem, assistem a programas de televisão e seus comerciais. Tudo isso é informação. E as pessoas guardam as mais importantes, as mais curiosas, ou as que mais chamam a atenção por alguma razão. A informação que se repete mais vezes também tem maior chance de ser registrada. Lembre-se do seu tempo de escola. Para aprender alguma coisa, importante ver e rever diversas vezes. E o tempo funciona com um grande apagador. Aquilo que nos forçamos tanto para aprender, se não for revisto ou utilizado com freqüência, acaba caindo no esquecimento. O conhecimento sobre o comportamento da memória é muito importante para os profissionais de comunicação. Basta levar em conta os princípios da aprendizagem para perceber a importância da repetição das informações ao longo do tempo. Em 1959 um americano chamado Zielske publicou um estudo relacionando as curvas de aprendizado e o funcionamento da propaganda. Esse estudo tornou-se referência obrigatória para os profissionais de mídia. Em seu estudo, Zielske comparou dois planos de mídia. No primeiro, concentrou a veiculação nos três primeiros meses do ano. No segundo, com a mesma verba, distribuiu a comunicação ao longo do ano. Zielske mediu a lembrança da marca anunciada entre as pessoas que foram impactadas pelos dois tipos de plano e comparou-as. No primeiro caso, concentrando a veiculação, a lembrança da marca, ou “recall”, cresceu enquanto a campanha foi sendo veiculada para, e m seguida, começar a cair, até o final do ano,quando o percentual de lembrança da marca atingia valores semelhantes aos do inicio do ano, antes da campanha. No segundo caso, espaçamento a comunicação e distribuindo-a ao longo do ano, a lembrança da marca cresceu mais vagarosamente. Entretanto, ao final do ano, o índice de lembrança se encontrava em um patamar bastante superior ao do primeiro plano de mídia, embora menor do que atingido por este plano nos primeiros três meses. Qual das duas soluções é melhor? Depende dos objetivos do anunciante. Uma promoção ou uma liquidação costuma exigir verbas mais concentradas, para que o público-alvo seja impactado o mais rápido e fortemente possível durante o evento. A construção de uma marca, ou a comunicação de um produto cuja venda mão seja sazonal se beneficia mais com um plano de mídia horizontalizado, com esforços distribuídos ao longo do tempo. O comércio varejista é um misto das duas situações. As lojas permanecem abertas durante todo o ano e devem seus produtos todos os dias. É o caso do Dia das mães, Dia dos pais, Dia dos namorados, Natal… A maioria das pessoas acaba comprando algum presente nessas datas. Mas, não se deve esquecer que o maior volume de vendas acontece fora dessas datas, distribuindo ao longo do ano. Por isso, é fundamental para o varejista não descuidar de sua comunicação com os consumidores. Um publicitário disse certa vez que o relacionamento do varejo com seus consumidores são como um casamento: você não pode esquecer dos aniversários, mas se pensar na sua mulher ou marido somente nessas datas, e se descuidar durante o resto do ano, sue parceiro pode encontrar alguém que lhe dê mais atenção no dia-a-dia. Um relacionamento é construído nas ações do dia-a-dia e comemorado nas datas importantes. O relacionamento do varejo com seus consumidores não tem por que ser diferente. Por isso o anunciante deve ser orientado no sentido de procurar horizontalizar sua comunicação. Assim, quando o consumidor, em qualquer época do ano, efetuar uma compra lembrará daquela loja que se comunica com ele com maior freqüência, ou que se comunicou com ele mais recentemente. |